em Blog

Se você já teve que alugar um imóvel, seja como locador ou locatário, sabe como esse é um daqueles processos bastante detalhados e burocráticos, no qual os procedimentos devem ser seguidos À RISCA. Isso ocorre porque o menor erro pode acabar levando a uma dor de cabeça bem grande e cara!

via GIPHY

Tentando minimizar os riscos envolvidos, tanto donos de imóveis quanto futuros inquilinos buscam a ajuda das imobiliárias, que podem ajudar a gerenciar melhor os contratos e pagamentos do aluguel. No entanto, ao mesmo tempo em que isso aumenta a segurança para as partes, também contribui para tornar o processo mais minucioso e demorado!

A boa notícia é que esse não deve necessariamente deve ser o caso. O desenvolvimento tecnológico, sobretudo do blockchain, pode ajudar a otimizar os procedimentos nas imobiliárias e garantir, ao mesmo tempo, maior segurança e agilidade para locadores e locatários. Quer descobrir como? Então confira esse post!

Como funciona o aluguel de imóvel atualmente

Imagine que você quer alugar um imóvel. Você tem aquele trabalho todo para escolher a casa ou apartamento perfeito, numa localização conveniente e que caiba no seu orçamento… E quando acha que os seus problemas acabaram, descobre que ainda tem uma papelada GIGANTE para resolver!

Você não só tem que ir à imobiliária assinar o contrato, mas ir ao cartório para reconhecer firma da assinatura e levar o contrato de volta. Ah, e depois você precisa convencer o seu fiador (ou fiadores, dependendo do caso), a fazer o mesmo…

via GIPHY

E a situação não é ruim apenas para você. Como o processo é demorado, o dono do imóvel acaba ficando com a casa ou apartamento vazio por mais tempo, perdendo a renda que viria do aluguel. Para as imobiliárias, de igual maneira, as horas e dias perdidas com esperas e burocracia representam alto custo operacional.

E onde o blockchain entra nessa história?

E o que é o blockchain, você me pergunta, uma base de dados descentralizada e distribuída e na qual diversos tipos de arquivos podem ser registrados de modo permanente e imutável, tem a ver com isso? Bastante coisa! O uso dessa nova tecnologia pode contribuir bastante para agilizar os trâmites para o aluguel de um imóvel, então confira esse post para descobrir como!

Facilitar a assinatura de contratos

Com o blockchain ID, as partes podem assinar os contratos relativos ao aluguel do imóvel usando apenas o aplicativo no celular, sem precisar passar por todo aquele processo demorado de ir ao cartório reconhecer firma das assinaturas de todos os envolvidos. Ah, e vale lembrar que, de acordo com a MP 2200-2/2001, essa assinatura eletrônica tem a mesma validade jurídica da assinatura em papel!

Não só as partes economizam tempo, como também ganham uma camada adicional de proteção dada pela verificação de identidade, já que pode-se ter ainda mais certeza de quem assinou o contrato de fato é que diz ser. Além disso, como as informações registradas no blockchain não podem ser alteradas, locadores, locatários e imobiliárias podem garantir que o contrato não seja indevidamente modificado ou fraudado.

via GIPHY

Otimizar trâmites que envolvam a autenticação de documentos

Além do reconhecimento de firma, as partes envolvidas no aluguel de um imóvel também precisam de inúmeras cópias autenticadas de seus documentos – o que contribui para tornar o processo AINDA MAIS demorado.

Usando o blockchain, no entanto, você pode fazer a autenticação notarial de documentos online, sem ter que ir fisicamente ao cartório. Assim, os trâmites que necessitem de cópias autenticadas de documentos podem ser agilizados, trazendo mais conveniência para os clientes e ajudando a otimizar do fluxo de trabalho para a imobiliárias e a reduzir o seu custo operacional.

via GIPHY 

Conclusão

O uso do blockchain, como você pode perceber, tem muito a contribuir para facilitar a vida de quem precisa lidar com o aluguel de um imóvel – locadores, locatários e imobiliárias. Não só o processo pode se tornar muito mais rápido e conveniente, como também mais seguro e menos burocrático!

Curtiu esse post e ficou interessado em usar o blockchain? Com o aplicativo da OriginalMy, você já pode criar a sua identidade no blockchain e assinar contratos, incluindo o de aluguel de imóvel. Clique aqui para saber mais sobre como ele funciona e acessar o passo-a-passo para a assinatura.

Com a nossa parceira com o Cartório Azevêdo Bastos, você também pode usar a plataforma para autenticar seus documentos sem sair de casa.