em Blog, Direito e Tecnologia

O quinto episódio do LegalTalk, a nossa série de lives semanais no Youtube sobre direito e tecnologia, contou com a participação da Thamilla Talarico, Advogada e Especialista em Inovações e Aplicações Empresariais de Blockchain, para falar sobre a indústria criativa.

No episódio, nós falamos sobre como fomentar essa indústria, e sobre como o direito desempenha um papel fundamental nisso através da proteção dada pelo direito autoral. Nesse sentido, nós falamos sobre a complexidade da indústria da música, na qual existem vários tipos diferentes de direitos autorais, divididos entre vários autores e intermediários.

O blockchain pode ajudar a reduzir a quantidade de intermediários, melhorar o gerenciamento do direito autoral e criar novos meios de pagamentos, mais automatizados, contribuindo para tornar a indústria mais justa para os músicos. Conforme explicou a Thamilla:

“A tecnologia blockchain pode ajudar muito porque ela traz transparência, agilidade, precisão, em relação à esses dados, além de permitir o rastreio desse ativo digital ao longo de toda a cadeia de fornecimento. E tudo isso sem possibilidade de fraude, porque a gente sabe que uma vez que os registros sejam lançados e armazenados em blockchain, eles não podem mais ser alterados. Então a gente estaria falando aqui de um sistema pretensamente incorruptível.”

A Thamilla explicou como o blockchain pode ser usado para certificar músicas e composições, de modo a ajudar na proteção do direito autoral dos criadores.

“O fato de hoje a gente poder registrar a autoria de uma obra e ter um carimbo de tempo, criar metadados suficientes para eventualmente você poder levar aquilo à juízo e comprovar que aquela obra é sua, e que você que iniciou aquilo, em caso de litígio, a gente ganha essa garantia. Isso é muito importante para o artista, muito mesmo. É muito importante a possibilidade que o blockchain dá para a indústria da música para que a gente possa passar a garantir esses direitos que até então eram de tão difícil acesso.”

Você pode assistir à live completa no vídeo abaixo e ter acesso a toda a nossa conversa sobre o papel do blockchain na indústria criativa. Não perca!

Pronto para coletar provas online com segurança, praticidade e plena validade jurídica? Baixe já o plugin PACWeb!

Leia mais sobre blockchain e direito autoral em:
Mas, afinal, o que são os direitos autorais e qual a sua relação com o blockchain?
Como proteger o direito autoral sobre livros?
É blogueiro ou vlogueiro? Saiba como se proteger de plágios!
É músico? Saiba como garantir a propriedade intelectual da sua criação!