em Blog, Notícias Blockchain

De acordo com o banco HSBC, o blockchain pode revolucionar o trade e o comércio internacional.

Como sabemos, após o surgimento do Bitcoin muitos especialistas começaram a observar a forma como a infraestrutura que suporta a criptomoeda trabalha e isso abriu uma nova gama de possibilidades.

Muitas empresas tem procurado por formas alternativas de utilizar o blockchain, desvinculando-o da criptomoeda.

Nessa última semana o Bank of America Merrill Lynch, aliado ao banco HSBC, publicaram uma prova de conceito demonstrando a forma como o blockchain poderia ser utilizado de maneira muito eficiente para fechar acordos comerciais.

“Mais de USD$2 trilhões em acordos comerciais hoje dependem da troca física de documentos. O que vemos é o que blockchain tem o potencial para acabar com o papel, o que pode ser completamente revolucionário se comercializado” – Vivek Ramachandran, global head de produtos e propostas para trade global e financiamento de recebíveis no banco HSBC.

O banco também compreendeu que a filosofia por trás das tecnologias de blockchain tratam diretamente sobre a confiança entre as partes e a desintermediação. Na verdade quem passa a intermediar o negócio é a própria plataforma, que segue regras rígidas, claras, transparentes e aceitas por todos os participantes, tornando todo o processo mais rápido e muito mais barato.

Veja o vídeo da entrevista clicando aqui.