em Blog

O Ethereum passa por um momento bastante delicado e o hard fork motivado pelo The DAO pode mudar toda sua trajetória.

No momento em que escrevo, acabaram de minerar o bloco #1916926 do Ethereum e o fork acontecerá no bloco #1920000. Com isso estamos a praticamente 12 horas do momento em que todos os ethers contidos nos endereços do The DAO (e filhos) serão transferidos para um novo contrato (dapp) no endereço 0xbf4ed7b27f1d666546e30d74d50d173d20bca754.

O blockchain será reescrito para a criação de um novo contrato. Esse novo contrato tem por função receber tokens DAO e entregar ethers (ETH) para os proprietários dos tokens, na quantidade de 1 ether para cada 100 DAO depositadas. De acordo com os desenvolvedores, qualquer saldo adicional de ethers que permaneça no contrato, poderá ser sacado pelo curador e distribuído pelo mesmo.

Tecnicamente é o que acontecerá em algumas horas.

Porém há uma pergunta mais difícil de responder:

O que a comunidade fará com seus ETH após o saque?

E essa questão é seguida de outra questão importante, como:

Se os smart-contracts tinham o objetivo de serem invioláveis, qual a garantia para instituições financeiras e como elas terão suas transações e fundos assegurados?

Existem alguns pontos a se considerar:

  • instituições financeiras poderão fortalecer a imagem de que private chains são uma opção mais viável por serem mais facilmente controladas
  • o hard-fork é um novo atributo que deve ser levado em conta em todos os projetos que forem executados

Tentando responder à questão primordial, sobre o que a comunidade fará com seus ETH após o saque, qual seria o impacto moral dessa tentativa de resgate?

Na página principal do Ethereum ainda podemos ler:

ethereum-applications

“Ethereum is a decentralized platform that runs smart contracts: applications that run exactly as programmed without any possibility of downtime, censorship, fraud or third party interference.”

Em tradução livre diz: “Ethereum é uma plataforma descentralizada que roda contratos inteligentes: aplicações que rodam exatamente como programadas sem qualquer possibilidade de ficar fora do ar, serem censuradas, fraudadas ou sofrerem interferência de terceiros” então,

Qual a leitura que os usuários farão à partir desse momento?

Do ponto de vista de dano moral, a decisão de retornar resgatar os fundos do The DAO hackeado é muito prejudicial para toda a comunidade. Muitos consideram que o Ethereum passou a se parecer muito com bancos centrais, influenciando fortemente decisões em um nível mais político do que técnico ou legal.

Muitas exchanges, pools e mineradores estão bastantes descontentes com o hard-fork, tanto pelo trabalho de atualizar seus sistemas, como pelo fato de muitos terem que manter seus sistemas desconectados por muitas horas, até que seja absolutamente seguro retornar à operação normal.

Falta de informação

Outro problema encontrado por grande parte da comunidade é a falta de informação consistente sobre os procedimentos à serem adotados.

pPg5K4M SBrhx0P uT870HiÉ uma preocupação dos principais donos de exchanges e o fato chegou a irritar alguns, como o próprio CSO da Bitfinex que chegou a afirmar: “I wish I never listed this piece of shit coin” – “Eu gostaria de nunca ter adicionado essa m*** de moeda”, em tradução livre.

Nessa discussão do Reddit, membros importantes da comunidade discutem sobre o futuro e a que ponto o hard-fork os levará, vale a leitura!

Seguidores do Ethereum Clássico

Uma porcentagem considerável de usuários descontentes com o hard-fork decidiram não acompanhá-lo e irão utilizar o software antigo, mantendo-o por conta própria.

Na prática o que acontecerá é que a rede será dividida em duas moedas distintas, eventualmente enfraquecendo o ether pós-fork.

Você encontrará mais informações sobre as iniciativas que não pretendem aderir ao hard fork neste e neste link

E sobre o preço?

É muito difícil fazer uma previsão em relação ao preço agora. Neste momento ele beira USD11 e nos parece que há três possibilidades:

  1. Os usuários pró-fork ficarão extremamente satisfeitos com a atitude do Ethereum e isso fará com que o preço suba imediatamente
  2. A moral do Ethereum é negativamente impactada, de tal maneira que o projeto fracassa e o preço desaba vertiginosamente
  3. As pessoas recuperam os ethers investidos no The DAO e os vendem imediatamente, fazendo o preço cair por causa do dump. Depois de um tempo as pessoas começam a se esquecer do ocorrido e por causa do marketing de revitalização de imagem o preço do ether começa aumentar após poucos meses.

Esses três cenários podem acontecer justamente porque a comunidade está extremamente dividida.

Embora uma parte leve em consideração o lado mais ideológico de toda a proposta, outra parte, mais pragmática, pode considerar que o hard-fork é um sucesso e uma boa resposta para o mercado.

Os próximos dias serão de grandes emoções e a dica é: acompanhe o mercado.