em Blog, Direito e Tecnologia, Notícias

No primeiro episódio do LegalTalk, a nossa série de lives semanais no Youtube sobre direito e tecnologia, entrevistamos a Lorena Serraglio, advogada na Azevedo Sette Advogados e especialista em Proteção de Dados e Direito Digital.

Nele nós falamos sobre o impacto da tecnologia no direito, a importância da privacidade e da proteção de dados pessoais, e sobre a sua relação paradoxal com blockchain. Segundo a doutora Lorena,

“Nós temos uma personalidade e os dados são um reflexo da nossa personalidade. A gente precisa olhar pros nossos dados como um próprio espelho de quem nós somos. Há inclusive no Brasil uma proposta de emenda à Constituição para que a proteção de dados seja lancada no rol do artigo 5, justamente pela importância que isso tem. Em uma sociedade totalmente conectada, na qual as pessoas utilizam smartphones, televisões, computadores, tablets, que imputam as suas informações a todo o momento, nós temos uma personalidade imaterial. Nós sabemos quem nós somos, mas há também uma personalidade que se forma com base naquilo que fazemos e como atuamos [no mundo digital].”

Nós discutimos também sobre como a tecnologia não é algo que vem para substituir os advogados, mas sim para ser um aliado e ajudá-los a ganhar tempo para focarem no que realmente importa: o cliente. Você pode assistir a toda a entrevista no vídeo abaixo.

Quer saber mais sobre como o blockchain pode ser usado para a coleta de provas com segurança, praticidade e plena validade jurídica? Então não deixe de conferir o nosso post Blockchain para Advogados: Conforto, Segurança Jurídica e Fé Pública e marcar uma chamada com o nosso representante de vendas!

Confira outros posts sobre a nossa série LegalTalk:
– Nancy Caigawa: Propriedade Intelectual e Tecnologia
– Andréia Santos: Cultura Organizacional e Tecnologia
– Camila Riojas: Novas tendências do mercado jurídico
– Tatiana Revoredo: O Futuro do Advogado e o Blockchain