em Blog

Ah, o fim de ano… Tempo de dar aquela merecida pausa, encontrar familiares e amigos, fazer festa e, como não poderia deixar de ser, relembrar os melhores momentos do ano que passou! Nós da OriginalMy, graças a vocês, temos muito o que comemorar, então decidimos escrever esse post especial com os nossos highlights de 2018! Vamos lá?

via GIPHY

2018, para a OriginalMy, foi um ano de muito trabalho duro e de merecido reconhecimento pelo nosso esforço! Nós participamos de diversos eventos, fomos destacados como referência por vários veículos de mídia, participamos de iniciativas de impacto social e, por esses e outros fatores, vimos a nossa comunidade e o uso do nosso token, o ABC, crescer exponencialmente.

Eventos e mídia

O nosso time marcou presença em mais de dez eventos por todo o mundo para apresentar o projeto da OriginalMy. Teve evento no Brasil, na Inglaterra, na Finlândia, na Estônia, na Coreia, no Japão, na Rússia… Ufa!

No Bitcoin Summit 2018, no Brasil, Edilson, o nosso CEO, falou sobre os usos e desafios do blockchain, explicando desde os conceitos básicos para quem quer comecar a se aventurar pelo tema.

Em agosto, no Fórum Exame de Seguranca da Informação, que contou inclusive com a participação do Edward Snowden, o nosso CEO deu uma verdadeira aula sobre como construir uma cultura colaborativa em Infosec e também participou de um painel sobre proteção de dados.

Já em setembro, ele foi convidado para ir à Coreia do Sul falar sobre identidade, autenticação e prova de autoria no Ethereum Classic Summit. ARRASOU!

Além disso, nós apresentamos no Sleetmakers, o principal evento de legaltech da Europa, no início de dezembro, em Helsinki, participamos da Blockchain & Bitcoin Conference em Londres e em Helsinki, do Arctic15 na Finlândia, do Latitude 59 na Estônia, na ISO na Inglaterra e na Rússia, e de VÁÁÁÁRIOS meetups: no Japão, na Coreia do Sul, na Estônia, no Brasil…

E nós também saímos na TV! O programa Fantástico, da Rede Globo, entrevistou o nosso CEO sobre como a Estônia está desenvolvendo uma cultura de startups e usando a tecnologia para reduzir a burocracia no país.

Ele também foi entrevistado pelo Sem Fronteiras, da mesma emissora, e pelo Jornal da Cultura, sobre o país báltico e iniciativas de desburocratização, que você pode conferir no vídeo abaixo.

Nós também fomos muito citados pelo pessoal do Ethereum Classic, que nos coloca como um dos principais projetos a utilizar a tecnologia do blockchain. Não por acaso, nós fomos uma das startups selecionadas para o primeiro batch do programa de aceleração do Ethereum Classic Labs no Vale do Silício, que começa em 2019!

via GIPHY

Impacto social

2018 foi um ano em que participamos de vários projetos para contribuir com a nossa sociedade, da participação nas eleições até campanhas de minorias. Alguns dos principais destaques do ano que passou foram:

A #CasamentoLGBT

Como parte da campanha #CasamentoLGBT, em que pessoas de todo o Brasil se juntaram para ajudar o amor a prevalecer, a OriginalMy disponibilizou o uso da plataforma de modo 100% gratuito para os casais homoafetivos que quisessem assinar o seu contrato de união estável e certificá-lo em blockchain. Você pode saber mais sobre essa iniciativa no vídeo abaixo.

Confira também as matérias do B9, da Cointimes e do Canal das Bee sobre a nossa participação na #CasamentoLGBT.

Participação na democracia

Na política brasileira, 2018 foi um ano conturbado, marcado pela eleição presidencial e todo o debate que a envolveu. Foi justamente nesse cenário que a OriginalMy marcou presença para ajudar a fortalecer o processo democrático nacional.

Em um contexto eleitoral marcado pelas fake news, nós criamos uma ferramenta para ajudar a combatê-las, voltada para a produção de provas sobre conteúdo online. O plugin escaneia a página que contém o conteúdo falso e gera um relatório em PDF de que ele estava publicado daquela forma naquele momento. O documento gerado fica certificado no blockchain, então mesmo que a notícia seja removida, a prova de que ela existiu permanecerá e a pessoa afetada poderá tomar as medidas judiciais cabíveis!

via GIPHY

Ainda nas eleições à presidência, um dos candidatos usou a nossa plataforma para certificar o seu plano de governo, ajudando a evitar fraudes e criando uma prova sólida contra boatos e fake news. A notícia também foi repercutida no Criptomoedas Fácil, na IDG Now, no LiveCoins e pela Decred!

Essas iniciativas seguem a mesma linha que nós temos adotado há anos, como pode ser visto na nossa participação no Mudamos+, que usa, internamente, o mecanismo de identidade, assinatura e certificação em blockchain criado pela OriginalMy para a coleta de assinaturas verificadas para projetos de lei de iniciativa popular. Assim, nós estamos contribuindo para a concretização do direito constitucional de participacão direta na democracia do país, o que têm feito sucesso dentro do governo, com reconhecimento pelas Câmaras Municipais, Ministério Público e CGU. Na quarta edicão do “HackFest + Virada Legislativa: Por Uma Sociedade Politicamente Participativa”, em agosto, foram apresentadas VINTE E SETE propostas de iniciativa popular através do aplicativo!

via GIPHY

Os cases pioneiros

2018 foi um ano de pioneirismo também nas certificações que fizemos em blockchain. A primeira certificação de nascimento DO MUNDO utilizando a blockchain da Decred foi feito pela OriginalMy em setembro. No mesmo mês, nós também certificamos a primeira união estável homoafetiva do Brasil.

via GIPHY

Anti-Bureaucracy Coin (ABC)

O nosso token, ABC, teve destaque esse ano. Através dos quatro programas de bounty que tivemos esse ano, mais de DOIS MILHŐES de ABCs foram distribuídos para mais de VINTE E CINCO MIL membros da comunidade! Com a #HackTheNotaries, pessoas do mundo todo compartilharam as suas fotos. Ver pessoas tão diferentes unidas pelo nosso projeto foi, definitivamente, um dos pontos altos de 2018.

Além disso, esse ano o nosso token comecou a ser listado em exchanges. A primeira delas foi a Braziliex (e essa inclusive foi a primeira vez que uma exchange brasileira listou um token brasileiro, após passar pelo compliance feito pela Cy2Law!), e depois vieram Idex, TokenJar, Bomesp e Kompler. No total, CINCO exchanges listaram o nosso ABC, sendo duas nacionais e três internacionais. Ele também é meio de pagamento no Coinpayments e é listado nos aplicativos Blockfolio e Delta para acompanhar a cotação.

Por fim, os detentores de $ABC ganharam uma vantagem adicional em 2018: descontos progressivos na hora de usar o nosso serviço de certificação de arquivos e documentos em blockchain, o BitRegistro. Os usuários que usavam nossos serviço com $ABC já recebiam 70% de desconto, e agora um novo percentual vai ser calculado com base na quantidade de tokens que eles possuem: quanto mais tokens, maior o desconto!

via GIPHY

Conclusão

2018 foi um ano e tanto, não é mesmo? Muito foi conquistado, mas ainda há MUITO trabalho a ser feito! O nosso objetivo é que pessoas e empresas tenham mais tempo para desenvolverem o seu pleno potencial, e nós acreditamos que isso pode ser feito através da criação de ferramentas que combatam a burocracia e estabelecam confiança em uma verdade absoluta, incorruptível, verificável e inalterável.

Em 2019, nós continuaremos dedicados a esse propósito. E em 2020… 2021… 2022… Bem, você entendeu o espírito da coisa! Para isso, nós contamos com vocês, membros da nossa comunidade! Muitíssimo obrigado por acreditarem e apoiarem o nosso projeto e terem feito parte da nossa jornada esse ano (e nos muito anos que virão!). O que nós fazemos é pra vocês. Um brinde a todos nós e ao nosso futuro. Que venha 2019!

via GIPHY