em Blog

“Para não ficar para trás, é preciso inovar”. Pode parecer clichê, né, mas esse é um daqueles mantras do mundo corporativo que realmente fazem sentido, já que tecnologias disruptivas podem aumentar a produtividade e posicionar a empresa à frente da concorrência.

O blockchain é umas dessas tecnologias. Apesar de ser muito conhecido por possibilitar as transações de criptomoedas, ele é muito mais que isso. Do armazenamento seguro de registros médicos à produção de prova contra fake news e a melhoria da logística das eleições, ele contribui para garantir autenticidade e segurança a diversos processos. Com isso, o crescimento de seu uso no mercado não é de se estranhar nem um pouco!

via GIPHY

Neste artigo, então, você vai entender melhor o que é o blockchain e como ele pode transformar os negócios! Não deixe de conferir!

Por que blockchain?

Em termos simples, o blockchain é uma base de dados distribuída e descentralizada, que armazena diversos tipos de arquivos de maneira linear e imutável. Essa informações são armazenadas em “blocos”, com cada bloco sendo conectado ao anterior por meio de um código denominado hash, formando uma cadeia.

Cada vez que um novo bloco é adicionado, os computadores conectados a essa rede (chamados de “nós”), verificam se os dados contidos nele correspondem aos do bloco anterior – garantindo assim eles não sejam modificados indevidamente. Assim, quando é necessário que a informação seja transmitida com segurança, pode-se usar a tecnologia de blockchain.

via GIPHY

Como ela pode transformar os negócios da sua empresa?

OK, mas, na prática, como essa tecnologia pode ser aplicada agora? Quais soluções já existem para as empresas? Como veremos a seguir, as principais delas são relacionadas a aumentar a transparências e a garantir a segurança da informação.

Armazenar registros privados da empresa de forma descentralizada

Além do hash, que funciona como uma impressão digital de cada bloco com informações do anterior, a segurança do blockchain está em sua descentralização. Databases centralizadas, ou seja, nas quais os dados são armazenados em um único servidor, são um prato cheio para a ação de hackers – como comprovam os vários escândalos recentes de vazamentos e usos indevidos de informações privadas, como o caso do Facebook com a Cambridge Analytica.

via GIPHY

Como o blockchain é descentralizado, essa vulnerabilidade deixa de existir, já que os hackers teriam que atacar todos os nós da rede para ter acesso às informações nela registradas.

Acompanhar a procedência de produtos e materiais

Como as informações registradas no sistema são imutáveis e armazenadas de modo linear, o blockchain se torna uma excelente alternativa para que possamos rastrear as cadeias de suprimentos. Do rastreamento de remédios para garantir que não houve falsificação até o de diamantes, para certificar que eles não vieram de zonas de conflito, e de produtos orgânicos, várias empresas e startups têm testado essa tecnologia para dar mais transparência à sua produção.

via GIPHY

Permitir a assinatura de contratos online

Com contratos assinados via assinaturas digitais baseadas em blockchain, é possível que uma empresa fique livre de uma série de dores de cabeça que hoje existem com a assinatura eletrônica.

Com a criacão de identidades digitais verificadas no blockchain, pode-se ter certeza de que a pessoa assinando aquele contrato de fato é quem diz ser (o que atualmente é quase impossível de se comprovar e leva a disputas judiciais, nas quais uma das partes contesta a validade da assinatura). Torna-se, com a tecnologia, muito mais difícil alegar vícios de consentimento para anular os contratos. Além disso, os contratos não podem ser alterados depois de armazenados no blockchain, então em caso de disputa, sempre haverá uma única versão de referência acordada por todas as partes.

É importante destacar que essa assinatura tem a mesma validade jurídica da assinatura feita em papel, e que ela pode inclusive ser autenticada em cartório, por meio da parceria da OriginalMy com o cartório Azevêdo Bastos, sem que as partes precisem sair de casa! Hora de dar adeus às muitas horas perdidas no trânsito para fazer o reconhecimento de firma em cartórios que ficam do outro lado da cidade!

via GIPHY

Conclusão

A tecnologia do blockchain possui um tremendo potencial para melhorar os negócios da sua empresa, ajudando a dar mais transparência aos processos internos e a reduzir custos e economizar tempo!

Agora você já sabe como funciona o blockchain, quais são as suas principais utilizações no mercado de negócios e porque essa tecnologia possibilita às empresas um ganho de produtividade e segurança. Em qualquer processo que precise de rastreamento, autenticação ou armazenamento seguro, o uso do blockchain é bem-vindo. Para que ele esteja por trás da maioria das ações do nosso dia, é só uma questão de tempo!

via GIPHY

E aí, gostou de conhecer mais sobre essa tecnologia disruptiva? Então compartilhe esse artigo com seus amigos nas suas redes sociais!