em Blog, Notícias, Notícias Blockchain

Ontem a rede do Ethereum Classic supostamente sofreu o chamado ‘ataque de 51%’, o que significa que alguns blocos poderiam ter sido reescritos (a única informação precisa é a de que os blocos sofreram reorganização). Um ataque de 51% (que na verdade é 50%+1) só é possível de acontecer em blockchains verdadeiramente abertos, distribuídos e descentralizados.

51% attack

Blockchain 51% attack

Ainda há muita divergência nas informações sobre o ocorrido, sobre a quantidade de blocos que sofreram reorganização, sobre a origem do vetor de ataque e se de fato houve ataque.

De qualquer forma, gostaríamos de esclarecer aos nossos clientes que nenhum registro feito na OriginalMy foi perdido ou alterado. Nós revisamos todos os registros efetuados durante o dia de ontem e nenhum sofreu com o problema na rede do Ethereum Classic, estando todos corretamente certificados.

Gostaríamos também de ressaltar que a OriginalMy certifica a autenticidade e cupom de tempo (timestamp) em mais de um blockchain por padrão (Bitcoin, Ethereum Classic e DCRTime/Decred + Ethereum opcional para empresas), além de possuir também redundância nos bancos de dados em fornecedores de cloud distintos. Possuímos rotinas de verificação em caso de alteração nas transações, devido ao ataque de maleabilidade do que ocorreu na rede do Bitcoin e também para evitar problemas por cadeias orfanadas (orphan chains).

Qualquer dúvida é só nos chamar por email, no Telegram ou no Facebook.